4.11.10

Oldies


by Benetton 1989

Não tenho o hábito de guardar coisas por guardar. Não sou fã do pode fazer falta nem tenho o culto do amontoar. A vida é feita de ciclos, uns repetem-se e outros passam, para não mais voltar. Sou naturalmente organizada e, salvo em raras excepções, as minhas limpezas não são anuais. Apesar disto, também não pratico a religião do desperdiçar. De uma foram geral, gosto de esgotar o que uso. Desde uma pasta de dentes a uma peça de vestuário. Quanto às últimas, depois de farta, segue-se um tempo de pousio. Depois deste, sem reutilizar, surge a inevitável necessidade de reciclar. Sempre achei inútil ter armários e gavetas cheias de roupa que nem se usa nem se deixa usar, à espera de um dia que a maioria das vezes, como bem sabem os devotos desta religião, não chega. Se a acrescer a esta filosofia de vida ainda há pouco espaço para arrecadar supérfluos, a coisa fica resolvida, por natureza.
Apesar de tudo, sei que a vida é feita de memórias. Em nome delas, ou melhor, do seu saudável alimento, há coisas que não resisto guardar - desenhos da minha filha, postais de Natal e outra correspondência, peças de decoração antigas e outras coisas dentro da mesma linha - como peças de roupa que, por um motivo ou outro, sempre considerei especiais.
Chamo-lhes peças de colecção. Oscilam entre camisas, acessórios e malhas. A maior parte delas da década de oitenta, uma época que produziu, provavelmente, as piores peças de roupa da história da moda. 
Numa fase de 80´s revistidados, eis que desço ao porão das minhas memórias e concluo que os originais eram, em alguns casos e apesar de tudo, bem mais interessantes.
Hoje, este modelito Country Living look, voltou a sair à rua!

17 comentários:

  1. Vem a tempo da Golegã :)))

    ResponderEliminar
  2. Como eu me lembro bem desse modelito... ;)
    SAUDADES!
    Bjo
    L.

    ResponderEliminar
  3. BlueAngel,

    Sítio onde nunca fui, apesar de ter falado nisso várias vezes.

    ResponderEliminar
  4. Levikat,
    É o que dá "levar comigo" há quase 25 anos! ;)

    ResponderEliminar
  5. Ora ai está uma excelente oportunidade começa amanhã e vai até 14.Vale a pena. E com o modelito a dar o mote:)

    ResponderEliminar
  6. Pois quem sabe não é desta? ;)

    ResponderEliminar
  7. ..E sem quezílias o que é óptimo! :))))))
    Pronta para mais 25?
    Bjo
    L

    ResponderEliminar
  8. Quem me dera ser assim. Sou precisamente o oposto. Apego-me mt às coisas e tenho medo que façam falta ou se voltem a usar. Mas detesto ser assim. Vou seguir a tua filosofia de vida, pelo menos tentar.

    ResponderEliminar
  9. Já fui tão assim, guardava tudo, tudinho! Agora, salvo raras excepções (ou não tão raras, que uma pessoa também não muda assim, do pé p’ra mão) desfaço-me do que acho que já não vou usar, mas tem de ser sem pensar muito, caso contrário as memórias falam mais alto. As minhas limpezas também são constantes e saem sempre uns saquinhos para entregar na igreja. Nada se perde!
    Foi precisamente a falta de espaço que me fez mudar de atitude.
    Mas ninguém diria que o modelo é dos 80's!

    ResponderEliminar
  10. Aline,
    Acredita que, a maioria das vezes, dá uma sensação muito libertadora. Por outro lado, ao fazeres esta reciclagem, permites que mais gente usufrua do que te foi útil e já não é e ao mesmo tempo abres espaço para que coisas novas entrem na tua vida. Arruma-se, partilha-se e renova-se. As coisas e a vida :)
    As mudanças de estação são boas para estas acções. Boas arrumações! ;)

    ResponderEliminar
  11. Isabel,
    Raramente jogo fora alguma coisa, seja vestuário, seja o que for. Só o faço em relação ao que está mesmo partido ou estragado. No resto, dou sempre, desde pessoas que conheço a instituições. Deitar fora sim, seria para mim o verdadeiro desperdício.
    É verdade, quer o modelo quer a proprietária estão bem conservados ;)

    ResponderEliminar
  12. UBPM, gostei muito do teu post.
    Com o passar dos anos, estou cada vez menos apegada às coisas. Dantes retinha cartas, postais, roupa... Agora é o mínimo e só adquiro quando necessito mesmo.
    Quanto ao tem modelito, é intemporal :)

    ResponderEliminar
  13. Mas eu sou imensas coisas. Não falo só de roupa, falo de lembranças, objectos com memória afectiva. As roupa, reciclo mesmo e há muita gente que lhe dá uso depois de mim.

    ResponderEliminar
  14. Enganei-me. Quis escrever "dou imensas coisas".

    ResponderEliminar
  15. Aline,
    Mas não há nenhum mal em guardar. Pode é haver falta de espaço. Eu também guardo muita coisa que aos olhos de muita gente é inútil. Por exemplo, na minha família sempre se fotografou bastante, esta paixão herdei-a de meu avô materno. Não consigo imaginar a minha vida sem esses registos. contam uma boa parte da minha história, até mesmo antes de eu existir. Quando a minha filha era pequena e ainda não tinha uma máquina digital, chegava a fazer um rolo por dia. Como não me safo mal na captação, aproveitavam-se todas, com qualidade. Imagina agora quantos álbuns tenho, dessa fase... ;)

    ResponderEliminar
  16. Manuela,
    À conta da mania das abreviaturas, já ganhei a alcunha de BTW, mas... o que quer dizer: UBPM?...
    Quanto ao resto, acredito que uma boa parte do caminho da sabedoria é "descomplicar" com a idade.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.