28.10.13

Vale da Castanheira ✪














Aninhado entre serras, o Vale da Castanheira é um daqueles lugares que só se visita se nos for assinalado. Um dia, há muitos, muitos anos, por recomendação de locais, fiquei a conhecê-lo e passou a ser visita obrigatória a cada vinda a estas paragens.

Só o conheço nesta época do ano. No Verão alberga campistas e nem o consigo imaginar assim povoado. Além da beleza natural que o caracteriza, grande parte do seu encanto vem do silêncio profundo em que vive mergulhado. Silêncio, não, corrijo. Da melodia do rio que corre apressado entre fragas, do canto dos pássaros que habitam as suas árvores, do som ténue e simultaneamente possante das folhas que se libertam em chuva dourada dos ramos, dos chocalhos dos rebanhos que pastam ao longe no campo. Das vozes suaves, em eco, de alguns poucos passantes.

E depois o aroma, o inconfundível e penetrante aroma de vegetação e terra molhada.
Há momentos em que o tempo parece parar e há lugares capazes de o parar dentro de mim. O Vale da Castanheira tem esse efeito mágico, cristalizante e cristalino.

Um dia, ainda vou fazer um piquenique ali. 

4 comentários:

  1. No meu imaginário, o Outono é povoado de cenários assim...
    Fiquei com vontade de conhecer.
    Obrigada pela partilha. Beijinho e doce semana.

    ResponderEliminar
  2. Nunca lá estive no Outono, infelizmente. Sempre no Inverno e também há magia. Atrevo-me a dizer que é um dos locais mais bonitos de Portugal. Gostei muito das tuas fotos, deu-me vontade de me meter no carro e rumar à Serra da Estrela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. estou fascinada com as fotos, estão maravilhosas.
    que prazer poder usufruir destas imagens.Obrigada

    ResponderEliminar
  4. @Liliana, o Outono devia ser sempre assim :)

    Um grande beijinho para ti!


    @Carla, também conheço bem a serra de Inverno e já por aqui publiquei um post alusivo a imagens antigas com a serra completamente nevada. Mas o Covão da Ponte só conheço nesta época. Mas quem sabe, um dia :) Beijinhos

    @Paris, muito obrigada! Mas grande parte do mérito é da paisagem :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.