17.6.14

Quando 4-0, fazendo bem as contas, são o mal menor


O problema de Portugal não é ter perdido um jogo. Perder nunca deve ser vergonha nem motivo para baixar os braços e o ânimo seja a quem for ou pelo que for. O problema do jogo que foi perdido é outro. É sub-reptício, subliminar e não se resolve com contas e pontos.

- O problema de Portugal é um Chefe de Estado com tiques de provincianismo e achaques de politicamente correto, que não acompanha a sua Seleção porque o país está em crise. 
- O problema de Portugal é um Selecionador Nacional que à beira de uma competição mundial diz que a sua única ambição como meta primeira é chegar aos oitavos de final e que o facto de ter o melhor jogador do mundo não o obriga a ser campeão do mundo. 
- O problema de Portugal é ter comentadores que antes de começar a segunda parte já dizem que "este ainda foi só o primeiro jogo" em lugar de dizer "esta ainda foi a só a primeira parte"
- O problema de Portugal é achar que um rufia no futebol é um jogador com mau feitio. O problema de Portugal é não sabermos trabalhar em equipa.
- O problema de Portugal é a forma como nos encaramos como profissionais nas mais diversas áreas, incluíndo o futebol
-O problema de Portugal é sermos todos excelentes "treinadores de bancada" mas na hora de "entrar em jogo" termos uma justificação, sempre talhada à medida e fora do nosso controle, para não ter feito melhor
- O problema de Portugal é precisarmos sempre de quem nos motive, depois de quem nos leve e depois de quem nos ampare e desculpabilize. O problema de Portugal é esperar que nos aparem os golpes.
- O problema de Portugal é escolher os argumentos óbvios nos momentos menos oportunos, é sacudir a água do capote, é fugir com o rabo à seringa, é falta de norte e de auto-análise.
- O problema de Portugal é sermos medíocres a entrar com tudo e a lutar com garra e sermos exímios quando estamos à rasquinha, quando temos as calças na mão ou a corda ao pescoço e na hora de contar as migalhas
- O problema de Portugal chama-se falta de auto-estima, falta de confiança, falta de pulso e falta de visão
- O problema de Portugal é um problema de identidade, é acharmos que somos menos que uns e melhores do que outros. O problema de Portugal é andarmos há muito perdidos no mapa e na geografia das emoções.
- O problema de Portugal não é perder 4-0 seja com quem for. O problema de Portugal é ter uma atitude perdedora antes de entrar em jogo, é estar em campo a dar um jeitinho e terminar com uma atitude vencedora depois de colher o mal que plantou.
- O problema de Portugal é não conseguir ver espelhado num simples e transitório jogo de futebol, a sua vida politica, a sua vida empresarial e a sua atitude como povo.
- O problema de Portugal é a iliteracia profunda da alma que só nos permite ler à superfície tudo o que fomos e somos.

4 comentários:

  1. Olá Margarida,
    Adorei o seu texto.
    Obrigada por estas simples palavras,
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Paula.
      Pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  2. Não podia estar mais de acordo, parabéns por o por em palavras, nem sempre é fácil no vermos ao espelho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. James, só tenho pena que a sintonia não seja pelas melhores razões.
      Obrigada!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.