1.3.15

Descobrir a Tapada da Ajuda


São demasiadas as vezes em que, encavalitados nos dias ou com desculpas pouco consistentes, vamos adiando conhecer ou dedicar-nos ao que está perto. A distância, como o tempo, são excelentes bodes expiatórios das nossas sucessivas ausências, umas mais graves do que outras, mas nem por isso menos importantes na hora de pensarmos o que queremos e do que gostamos realmente na vida, sobretudo no momento de definir prioridades. Empurrados por ventos e brisas de outros compromissos, vamos a maioria das vezes reajustando para o fim da lista desejos, projetos, tarefas, pessoas, tantas e tantas vezes mais importantes e recompensadoras do que o que mantemos no topo. Na esmagadora parte das situações, este efeito bola de neve tem menos a ver com as imposições exteriores ou com circunstâncias que nos condicionam do que com a nossa inércia e força de vontade. «Para a semana», «no mês que vem e que está quase a começar», «quando o tempo melhorar», «quando estiver de férias», «quando me deitar cedo para não me levantar tão tarde», são apenas desculpas, esfarrapadas desculpas para não fazer hoje e já seja o que for. Sabemos. É claro que sabemos. A questão está em contrariar a tendência instalada, deitar mãos à obra e realizar.

Vem tudo isto a propósito de eu, como tantas outras pessoas, ser vítima deste mesmo processo. Apesar de tudo, por não me rever nele e por estar consciente que só de mim depende fazer de forma diferente, empenho-me em contrariá-lo. Os que me conhecem de perto sabem que sou recorrentemente uma desafiadora neste sentido. Idealizo, projeto, marco o alvo e disparo. Raramente perco muito tempo no intervalo, até porque não tenho nem paciência nem feitio para andar para trás e para a frente, refém do mesmo sítio ou de objetivos que não passem de projeções. Sei que a vida não pára, não espera, simplesmente acontece. Resta-nos escolher de que lado queremos vivê-la.
Mas ainda que seja assim, algumas vezes, em nome da disciplina, tenho de tomar medidas de força comigo mesma. Foi o que fiz no inicio deste ano ao reservar doze folhas do bloco que sempre me acompanha para nele registar alguns pontos que, mensalmente, me propus cumprir. Um deles foi, precisamente, conhecer um lugar novo por mês. É preciso muito dinheiro, muito tempo, muito planeamento? Não. É preciso dar valor à vida e aos dias e fazer prevalecer a vontade, fazendo ouvidos de mercador às incontáveis desculpas possíveis para continuar a adiar o que quer que seja.

Fevereiro terminava e, mais uma vez, os dias foram passando, espartilhados em mil compromissos, numa mão cheia de rotinas, apagados por dias cinzentos e desaconchegados pelo frio. Mas veio sol. E veio a necessidade imperativa de fazer uma pausa para pensar ainda mais e melhor sobre as obrigações, os compromissos, a agenda, a necessidade de ganhar distanciamento sobre os assuntos para os ver melhor e com mais transparência. Porque as pausas são a maioria das vezes falsos momentos de ócio. Parar é a maioria das vezes deixar um espaço real para escutar em alta fidelidade o que andamos a fazer e o que podemos otimizar. Parar é expirar para poder inspirar. Depois de  uma pausa respira-se sempre melhor.

Fevereiro foi o mês em que eu, nascida e criada em Lisboa há 44 anos, conheci pela primeira vez a Tapada da Ajuda. Não seria - nem será - um marco determinante na minha vida mas, sendo um desejo que há tanto tempo tinha, não havia razão rigorosamente nenhuma para, até hoje, ainda não o ter feito. E não deixei que Fevereiro me escapasse por entre os dedos sem uma visita.

Com uma área de cerca de 100 hectares, a Tapada ganhou fama com as caçadas aos coelhos que a família real promovia e uma maior importância quando D. José I mudou a residência real para a Ajuda. 
Como espaço verde lisboeta surgiu no começo da Dinastia de Bragança, em 1645, e nessa altura era conhecido como Tapada de Alcântara. Para aproveitar as suas terras aí nasceram diversas plantações. Searas, olivais, vinhas, pomares e hortas, tudo ali coexistia, aumentando a área cultivada com a extinção da caça, em 1841. Em 1861  ganhou a presença do Observatório Astronómico da Ajuda. Mais tarde, por ocasião da 3ª Exposição Agrícola Nacional, D. Luís mandou construir o Pavilhão de Exposições, da autoria de Pedro de Ávila, também conhecido por Pavilhão de Caça. Depois, em 1917 foi a vez de ali se instalar o Instituto Superior de Agronomia, hoje em dia, a entidade que gere todo o seu vasto e valioso património vegetal.

Como não sabia exatamente ao que ia, a primeira visita, tendo sido expressiva, foi curta para descobrir tudo o que o espaço proporciona. A sensação mais marcante foi a de que, a dado momento, estava completamente esquecida de onde estava, de tal forma nos isola da cidade em que está mergulhada. Não fosse o tejo e a ponte que de alguns pontos se avista e o constante tráfego dos aviões que ali passam em fim de rota, seria fácil acreditar que estava no campo profundo. Mas nem tudo foi bom. Descobrir recantos peculiares e edificios bonitos e ao mesmo tempo ver tanto património largamente sub aproveitado, muito dele verdadeiramente devotado ao abandono, é triste. Mais do que triste, absolutamente incompreensível. Num país em que tanto se apela ao empreendedorismo em que tanta falta de dinheiro se reclama é impensável ter tanto espaço e património devotados ao esquecimento. Pela sua longevidade, história, envolvente e potencial, a Tapada da Ajuda merecia e merece melhor destino. Haja luz. E haja vontade! Por mim vou certamente voltar, com mais tempo.

4 comentários:

  1. Revejo-me nessas palavras. Muitas vezes, se não a maioria, não são as circunstâncias que limitam e travam mas sim nós próprios e a nossa letargia. Também tento contrariar mas há dias, ou melhor, fins de semana, em que não consigo e simplesmente rendo-me. Hiberno em casa como um urso. Refugio-me onde mal consigo estar durante a semana. E este foi um desses fins de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o que escreves mas de facto a maior parte das vezes a preguiça vence-me ...
    Tens sido uma fonte de inspiração com as experiências que vais partilhando, também eu vou escrevendo num caderninho os sítios que quero conhecer melhor ( como a Serra da Estrela e a Tapada da Mafra) mas há muitos outros locais que não conheço como a Tapada da Ajuda, das Necessidades, Monsanto mal conheço também ... enfim, talvez vá agora que os dias são maiores e o tempo começa a melhorar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Certamente inspirador. Gosto imenso de todas as fotografias :)
    *

    ResponderEliminar
  4. Moro há quatro anos em Paris e já perdi as vezes que tive esse discurso de "deixar para outro dia" tanta coisa. E falta-me tanto.
    Em Lisboa, acumulam-se também os sitios que ainda não vi e quero ver. Um desses, é bem a Tapada da Ajuda que me deste tanta, mas tanta vontade de ir.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.