27.11.17

Um bolo de pêra e chocolate, com um mês... e um blogue abandonado à sua pobre sorte há muitos mais...

É mais ou menos recorrente e coletivo. Chega-se a Novembro e na balança começam a pesar os pendentes acumulados nos meses que que voaram sobre nós. Em simultâneo, o carrasco do Tempo ameaça soltar os dedos e acionar a guilhotina. O crime é quase sempre o mesmo e a sentença também. Da lista de promessas que fizemos a nós mesmos, no final do ano anterior, poucas linhas passaram do quero fazer para o coluna do feito. Mais um ano, mais uma ampulheta que escoa os últimos grãos e mais uma vez a pergunta que nos afronta... gerimos mal o tempo que tivemos ou as ambições excediam o tempo de que realmente dispunhamos? Nunca chegamos a saber, acho eu...

Ando pela blogosfera há 11 anos e, mesmo com tantas ausências que fui somando em algumas fases, nunca me passou (nem passa) pela cabeça fechar a porta deste blogue. Sei que mesmo recriminando-me por o deixar tanto tempo abandonado, quero continuar a tê-lo como um querido diário de bordo. O aparecimento de outras redes sociais, como o instagram, por exemplo, ou o aumento de popularidade que o facebook ganhou, têm sem dúvida contribuído para que os blogues, de uma forma geral, tenham perdido o seu peso inicial. Pela minha parte, confesso, só acabo por seguir aqueles que me aparecem através do FB. São quase exclusivamente Food Blogs e, mesmo esses, só quando me interesso pela receita vou à própria página.

Quem por aqui anda há tantos anos como eu, sabe bem como os blogues eram, para uma boa parte de nós, a conjugação de todas estas realidades que hoje estão dispersas por outras redes. Nos blogues partilhavam-se textos, imagens e música, tudo como uma regularidade diária, quando não mais de uma vez por dia. As caixas de comentários, por sua vez, eram verdadeiras salas de chat, numa cadência que mais lembrava o twitter. 

Por outro lado, o lado comercial da blogosfera transformou todo o cenário de fundo. É um ponto de vista, mas nunca foi o meu. Por isso esta carolice, de me permitir estar meses e meses sem aqui por os pés mas nunca desistir de continuar neste caminho da simples partilha, independente de números de visitantes e de comentários aos posts.

Regresso hoje, porque sim. E porque me apeteceu partilhar também aqui esta receita deliciosa inspirada no Gourmets Amadores. E porque me apetece, mais uma vez, mais um ano, prometer a mim mesma que vou manter alguma regularidade nos conteúdos publicados aqui. Vou conseguir?... Pois, não sabemos! Mas vontade há! Um dia de cada vez.






6 comentários:

  1. Gostei da análise aos blogues. Ainda hoje pensei algo semelhante...
    Numa fase da vida em que irei ter mais tempo disponível, uma das coisas que estão já na calha é ser mais assídua no meu próprio blog e nas visitas àqueles de que gosto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho sempre esse desejo renovado por aqui, Custódia!
      Sendo assim, até um dia destes ;)

      Eliminar
  2. E tudo vai ficando cada vez mais disperso e passageiro. Gosto do carinho e do tempo que ainda se põe num blog. E obrigada por continuares por cá :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @ana, querida Ana... és sempre tão boa companhia. E há quanto tempo não te visito... Obrigada! <3

      Eliminar
  3. É sempre bom voltar aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e é sempre tão bom ter boas visitas! <3
      obrigada, Sophie!

      Eliminar